10 ideias para marketing de guerrilha que irão te surpreender

Conhecer novas ideias para marketing de guerrilha é sempre bom. Esse tipo de estratégia permite que pequenas empresas possam competir com os “gigantes” do mercado, através de ações de baixo custo e grande retorno – mas que demandam muita criatividade.

A seguir, conheça 10 ideias para marketing de guerrilha que prometem transformar a publicidade da sua empresa.

1– Impacto

Causar impacto positivo nos consumidores sempre está entre os principais objetivos de uma ação de marketing de guerrilha. Por isso, investir em ações que ocorrem fora das mídias convencionais para surpreender os clientes é sempre uma boa ideia. As estratégias devem ser criativas e muito originais para chamar a atenção e até mesmo gerar engajamento.

2 – Intervenção urbana

Usar o espaço urbano para promover a marca é uma das melhores ideias para marketing de guerrilha, pois possibilita que a empresa estabeleça contato direto com o seu público-alvo. Certa vez, uma fabricante de vidros blindados colocou várias notas de dinheiro dentro de caixas de vidro em espaços públicos, desafiando os transeuntes a quebrar as caixas. Genial, não?

3 – Marketing viral

Muito comum na internet, principalmente em redes sociais, o marketing viral se baseia no impulso de compartilhar uma mensagem com outras pessoas, gerando divulgação gratuita e disseminação natural nos meios de comunicação.

4 – Marketing de emboscada

Polêmico, o marketing de emboscada também está presente entre as ideias para marketing de guerrilha que mais se destacam. Esse tipo de estratégia visa associar ou vincular uma marca a ações ou eventos em que a empresa não é oficialmente associada, podendo se referir até mesmo a uma marca ou produto concorrente. Um exemplo recente aconteceu no halloween de 2016, quando um restaurante do Burger King se “fantasiou” de McDonald’s, sua principal concorrente no ramo de fast food.

5 –Conhecendo o público-alvo

Conhecer o público-alvo é uma das chaves para um maketing de guerrilha de sucesso. Afinal, embora deva surpreender e chamar a atenção de forma não convencional, o marketing de guerrilha precisa ser cuidadoso com as possíveis emoções e reações que poderá causar em seus consumidores, para que a estratégia não acabe em um resultado negativo.

6 – Co-marketing

O co-marketing pode ser aplicado em ideias para marketing de guerrilha. Quer ver um exemplo bem simples? Quando a Microsoft lançou o tablet Surface no mercado, fez parceria com um lava-rápido na cidade de Chicago, que expôs um graffiti anunciando o produto em uma de suas paredes. A grande jogada é que esse lava-rápido ficava localizado próximo a uma loja da Apple, sua grande concorrente.

7 – Com a ajudadas redes sociais

As redes sociais já se tornaram grandes aliadas do marketing. O investimento é muito baixo e o retorno, enorme. Quando o famoso canal Warner lançou o seriado The Flash no Brasil, fez uma divulgação simples e brilhante em postagens do Facebook, comentando “First” (“Primeiro”)–referênciaà velocidade do personagem principal–antes de qualquer outra pessoa nas postagens sobre entretenimento.

8 – Locais de grande circulação

As melhores ideias para marketing de guerrilha envolvem locais de grande circulação, como shoppings centers e até mesmo estações de metrô. Afinal, além do impacto, a visibilidade é fundamental. Lugares de grande movimento podem ser um ótimo investimento.

9– Conquistando um novo público

Use o marketing de guerrilha para conquistar novos consumidores. Assim, é possível expandir os horizontes da empresa e até mesmo encontrar novos perfis que se encaixam em seu público-alvo.

10 – Sem limites para a criatividade

Usar a criatividade é uma das principais formas de alcançar o sucesso quando o assunto é marketing de guerrilha. Para quem deseja um exemplo  para se inspirar, a Netflix já transformou a fachada de um prédio em uma “penitenciária” para divulgar a estreia da 3ªtemporada da série Orange is the new black, com direito a atrizes em “celas” representando a rotina normal das detentas.

Gostou dos exemplos e ideias para marketing de guerrilha? Então continue acompanhando nossos conteúdos e aprenda cada vez mais sobre como fazer a sua empresa se destacar através da publicidade. Até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *