Com a alta competitividade do mercado hoje, é essencial desenvolver diferenciais para que sua empresa atinja o diferencial. Principalmente para os empreendedores iniciantes, tornar-se uma referência em sua área de atuação pode dar uma alavancagem significativa nos negócios.

Um dos pontos mais importantes para garantir a conquista de espaço no mercado é ter uma marca forte que valorize o seu negócio. Portanto, vamos mostrar aqui 3 benefícios do registro de marca para startups. Verifique!

1. Garantia de crescimento seguro da marca

Com o crescimento da empresa, sua marca se torna referência para os clientes que buscam o seu tipo de serviço ou produto. Entretanto, sem o registro adequado de sua marca, a continuidade desse crescimento pode ser comprometida.

É que as empresas em ascensão costumam ser os principais objetivos de cópias, pirataria ou até mesmo mau uso. Isso pode trazer vários transtornos no início, incluindo perdas financeiras e má reputação. Então, o mais seguro é registrar sua marca no INPI, o Instituto Nacional de Propriedade Intelectual.

Ao fazer isso, você garante o uso exclusivo de sua marca, passando a ter um controle mais efetivo desse uso e salvaguardando sua startup. É uma garantia de que terceiros não podem usar sua identidade sem sua autorização prévia, assim como não podem impedi-lo de usá-la.

Uma marca registrada oferece segurança para que seu crescimento não seja impedido por ações ilegais de outras empresas ou mesmo de pessoas maliciosas. Dessa forma, você evita que seus clientes consumam produtos e serviços de outra empresa, acreditando que eles são seus. Legalmente falando, é sua melhor opção!

2. Investimento na marca

Para todos os começos, é essencial ter um plano de negócios bem definido. É através dele que você desenvolverá uma perspectiva do que espera para o futuro, além de tomar medidas para o crescimento da empresa. O registro da marca faz parte desse processo de crescimento. Portanto, é importante considerar esse investimento no seu plano de negócios.

O registro representa não apenas uma segurança maior para o seu início, mas também torna sua marca algo valioso, possibilitando que você a use para crescer ainda mais. Além disso, para quem busca investimento para aproveitar sua startup, mostrar aos investidores que a empresa possui o registro da marca demonstra solidez, garantia legal e comprometimento com o negócio, facilitando e viabilizando as contribuições financeiras.

A exploração comercial é possível por várias formas. O mais simples é a venda da marca. Se seu negócio for vendido, sua marca será um diferencial no valor coletado. Isso acontece porque o tempo de atuação no mercado era um valor para ela em relação à experiência que os clientes tinham com seu serviço.

Uma possível venda implica a transferência desse valor para o novo proprietário, o que deve proporcionar um bom desempenho financeiro. Outra possibilidade é o licenciamento dessa marca.

Esta é uma estratégia muito interessante e que pode trazer crescimento exponencial para o seu lançamento. Ao fazer a licença de marca registrada, permite sua exploração em um espaço geográfico diferente.

É possível, por exemplo, licenciar produtos ou serviços em outro estado, tornando sua marca ainda mais valiosa, tornando-se uma referência nacional ou mesmo internacional.

3. Registro mais seguro

A melhor maneira de se registrar é procurar ajuda especializada. Uma empresa especializada fará todas as consultas necessárias para saber se a marca não está mais sendo utilizada e pode até sugerir modificações que a valorizem ainda mais.

Além disso, com um serviço especializado no assunto, você está livre dos processos burocráticos necessários para se cadastrar, ganhando tempo para focar na administração de sua startup. Esta é a maneira mais segura de investir no seu futuro como empreendedor.

E aí, entendeu as vantagens do registro de marca? Pensando em registrar o seu? Então veja quais são os documentos necessários para esse investimento!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *