Como fazer um bom controle de estoque

No entanto, como fazê-lo de forma eficiente? Para fazer um bom inventário organizado, você deve seguir alguns passos simples que facilitarão sua vida e a de seus fornecedores. O primeiro é criar um registro de controle. Em seguida, é necessário adicionar os dados de seu estoque e classificá-los: tipo de produto, quantidade, custo unitário e total de mercadorias adquiridas e vendidas, entre outros.

O controle de estoque deve combinar planejamento de espaço físico e assistência financeira

Feito isso, o empreendedor deve manter um controle rígido dos dados e do estoque físico. Você deve verificar constantemente se os números de controle de estoque correspondem aos números de estoque físico. É importante entender que o controle deve ser físico e financeiro, ou seja, os números devem coincidir no final do balanço.

Saiba mais sobre alguns tipos de controle de estoque

Os tipos de controle de estoque variam. Existem vários modelos que as empresas podem adotar. Abaixo apresentamos três deles: o estoque mínimo (ou sistema de duas gavetas); o estoque de renovação periódica e o estoque para uma finalidade específica.

Estoque mínimo

O conceito é chamado de estoque de duas gavetas porque é baseado exatamente em uma peça de mobília com duas gavetas. Quando o conteúdo da primeira gaveta está esgotado (isto é, a parte principal do estoque ), o conteúdo da segunda gaveta é passado para o primeiro. Isso gera um pedido para abastecer o segundo, sem danificar o fluxo normal de estoque , porque existe um tipo de reserva. É útil principalmente para empresas com um orçamento apertado.

Estoque de renovação periódica

Neste tipo de controle de estoque , a renovação ocorre em um período pré – determinado. É importante estar ciente de que a quantidade de produto adquirida é suficiente para alcançar até o momento do próximo pedido.

Estoque para finalidade específica

Também conhecido como estoque de controle de materiais, normalmente está em conformidade com o plano ou ordem de produção. Pode situar-se em fase de reposição de materiais.

5 mandamentos de controle de estoque

  1. Otimizar o espaço : quanto maior a área ocupada pelo estoque , menor o espaço disponível para trabalhar suas vendas.
  1. Mantenha sua área organizada : atribuir um lugar para cada tipo de produto facilita muito a sua vida e a de seus funcionários. Otimize o controle de estoque.
  1. Nunca guarde mais estoque do que o necessário: isso causa um preconceito que pode ser evitado.
  1. O estoque deve corresponder ao fluxo de caixa : o estoque não deve ser grande quando o dinheiro na caixa é escasso, ou vice-versa.
  1. É importante que o nível do estoque acompanhe as vendas dos produtos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *