Como saber se estou tendo sucesso com marketing nas redes sociais

Mídias como Facebook e Twitter estão presentes no dia-a-dia de praticamente todas as pessoas e nenhuma empresa, grande ou pequena, pode ficar de fora das redes sociais.

Acontece que uma vez iniciada uma campanha de marketing nas redes sociais, sempre insurge a dúvida de quais os principais indicadores para mensurar o sucesso ou fracasso da sua empresa.

A resposta para esta pergunta, vamos conferir nas próximas linhas deste artigo!

Engajamento

Engajamento é definido pela forma como uma marca e consumidor se conectam e interagem dentro da sua rede social.

É importante destacar que o engajamento é diferente da mera participação, pois é perfeitamente possível que haja participação e não haja engajamento.

Por exemplo, basta pensar em um debate, aonde há pessoas engajadas, que participam ativamente, e também os meros ouvintes, que são os participantes.

Nas redes sociais ocorre um fenômeno semelhante. Você pode ter uma fã page com mil fãs participantes, mas apenas uma centena de pessoas realmente engajadas com a sua causa;  ou ainda contar com um grande número de seguidores no Twitter,  aonde destes,  poucos são os que interagem ou replicam seu conteúdo.

Mensurar este nível de participação, é um dos principais pontos para saber se está a ter sucesso nas redes sociais.

Quantidade de novos usuários

Existe um velho brocardo da administração que diz mais ou menos o seguinte: “se você não está crescendo, é porque está morrendo.”

As redes sociais não fogem deste principio.  É preciso estar crescendo constantemente, seja em número de usuários, em número de publicações, etc.

Se você notou que seu canal nas mídias sociais têm se mantido estagnado, é hora de rever suas estratégias e pensar nos motivos que impedem o crescimento.

Muitas vezes, o empreendedor não investe em divulgação como deveria ou ainda se abstêm de publicar conteúdo diariamente, o que pode diminuir drasticamente o alcance da sua marca.

→Pode ser interessante: 5 dicas para gestão de conteúdo nas redes sociais

Compartilhamento de Conteúdo

Nas redes sociais, o “conteúdo é rei”.  As pessoas que te seguem ou que partilharam sua marca no facebook através de uma opção curtir, esperam algo em troca, elas não o fazem tão somente por gostar da sua empresa.

O usuário quer conteúdo, ele quer algo que solucione um problema, possibilite uma economia ou ainda tenha o condão de o divertir.

Quando você consegue suprir alguma destas necessidades, o próprio cliente se encarrega de partilhar seu conteúdo com amigos e contatos, gerando um buzz orgânico  e aumentando o alcance da sua marca.

Se você recebe poucas partilhas, comentários, etc. É sinal de que seu conteúdo não têm ido de encontro ao gosto dos clientes, o que coloca em risco o seu sucesso nas redes sociais.

Você precisa descobrir qual conteúdo agrada mais, para isso, a melhor solução é apostar em diferentes formatos de publicações e então mensurar os resultados de cada campanha para assim definir a mais adequada ao seu público.

Volume de feedback gerado pelos clientes

As mídias sociais representam hoje, uma ótima oportunidade para estreitar o relacionamento da sua empresa com clientes, e os consumidores sabem disso.

Eles querem e podem ajudar sua empresa a melhorar os produtos e serviços que oferecem, basta você dar voz ativa ao seu público-alvo.

Se o volume de feedback gerado pelos clientes for constantemente baixo ou inexistente, você têm um problema de relacionamento e comunicação.

Experimente abrir enquetes, fóruns e debates acerca dos seus produtos e serviços.  Não tenha medo do debate, e descubra como a sua também pode se beneficiar de um relacionamento mais próximo com clientes.

Seu site está recebendo mais tráfego das redes sociais.

Uma das melhores formas de mensurar o sucesso nas redes sociais, é através da análise da quantidade de tráfego que um site recebe proveniente do Facebook, Twitter, etc.

Se o seu conteúdo é bom, ele será compartilhado e consequentemente, a sua marca e website também terão alcance maior.

Concluindo…

Várias são as formas de mensurar o sucesso de uma marca nas redes sociais, neste artigo, vimos cinco. Quais sejam:

  • Engajamento dos clientes
  • Crescimento constante
  • Partilhas de conteúdo
  • Volume de feedback gerado pelo usuário
  • Maior tráfego oriundo das redes sociais

E você? Conhece uma outra forma e gostaria de compartilhar? Deixe um comentário

Ficamos por aqui e até já!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *