Conheça os itens essenciais de um bom plano de marketing digital

Muito se fala sobre marketing digital e a importância para conquistar mais clientes e aumentar as vendas das pequenas e médias empresas. Investir no mundo virtual pode funcionar sim, porém não é uma técnica milagrosa.

Para ter efeito, as ações de atração do público-alvo e as estratégias que estão envolvidas com o marketing devem ser pensadas para o cotidiano da empresa, construindo e desenvolvendo essa plataforma com o passar do tempo.

Assim como ocorre com os setores administrativos de uma empresa, ter um plano de marketing digital é essencial para garantir bons resultados e, não menos importante, mensurar esses resultados.

Mas, afinal, o que é um plano?

O planejamento de um setor de uma empresa é o primeiro passo para definir as ações e medidas que devem ser tomadas para melhorar a eficiência daquele setor, podendo ser um plano de gestão, um plano de produção ou de qualquer outra área.

O objetivo é simples: programar as atividades pensando na melhor utilização possível do tempo e dos recursos disponíveis, buscando otimizar os resultados com a aplicação dessas ações.

Sem a utilização desses planos, a empresa trabalha “sem rumo”, ou seja, não tem um guia para definir suas atividades. Essa ferramenta de gestão é essencial para manter os resultados positivos e permite investir na melhoria contínua do setor.

Para que eu uso esse planejamento?

Um planejamento é baseado na definição de uma meta a ser alcançada, por exemplo, aumentar a taxa de conversão em 5% em um mês. A definição desse índice a ser alcançado é essencial, pois é ele que vai definir quais ações são necessárias.

Cada ação tem um objetivo especifico direcionado à meta, ou seja, o plano reúne todas as ações necessárias para alcançar os resultados que a empresa precisa. Sem o planejamento, é difícil visualizar o que deve ser feito.

Em outras palavras, a função do plano de marketing digital é criar um roteiro que permita executar o trabalho de forma ordenada, obtendo-se, assim, resultados cada vez melhores em relação a uma meta definida.

planejamento digital

E quais os itens de planejamento que eu utilizo para o marketing digital?

Todo plano de gestão se compromete em atribuir ações como solução para determinados problemas de uma empresa. Para realizar isso, é necessário abranger alguns itens de roteiro, que são essenciais em qualquer planejamento.

1)      Definição das metas e ações

Para definir as metas a serem alcançadas, é necessária uma análise da empresa como um todo: desde o nicho de atuação até o engajamento atual do público-alvo. Sendo assim, as pessoas que vão ser escaladas para essa etapa devem estar em sintonia com a organização da corporação.

As metas devem ser definidas como um resultado quantitativo, com uma data limite. Dessa forma, é possível organizar o cronograma e as ações a serem realizadas levando em consideração o tempo e recurso disponível, sem sobrecarregar a equipe.

As ações a serem tomadas variam conforme a necessidade da empresa, mas elas devem estar em conformidade com as metas, promovendo melhorias ao longo da execução do planejamento.

2)      Aspectos financeiros

O planejamento não abrange apenas o que deve ser feito, mas também deve analisar a realidade da empresa. Afinal, de nada adianta uma campanha de marketing digital perfeita se a organização não pode pagar por ela.

Dessa forma, a análise do setor financeiro, dos recursos disponíveis, do tempo necessário e, em contrabalanço, os resultados esperados, fazem com que seja possível definir estratégias eficientes e que estejam de acordo com o porte da empresa.

3)      Comunicação

Outro item que deve ser planejado é a comunicação, tanto a externa (com os clientes) quanto a interna (com os colaboradores) – especialmente porque se comunicar é um dos principais pontos do marketing.

O plano de marketing digital deve analisar a melhor estratégia de comunicação, levando em conta, por exemplo, a linguagem usual do público-alvo, os termos referentes ao nicho de atuação e as palavras-chave que os seus clientes mais utilizam.

O resultado dessa etapa é evidente: a linguagem mais próxima permite um engajamento maior com o cliente, fazendo com que a atração seja mais eficiente. Os termos e as palavras-chave servem como estratégias de SEO, ou seja, para filtrar melhor o público que acessa o site.

4)      Cronograma

Para que um plano seja eficiente, é necessária a realização de um cronograma de atividades, pois é nessa etapa que se define quando e quem deve realizar cada ação, organizando a equipe e limitando o tempo de operação.

Assim como o planejamento é um guia para as atividades do setor de marketing, o cronograma é um norte para a realização dessas atividades. Sem isso, é mais difícil de controlar o que já foi feito, o que falta fazer e quem está atrasado.

Além disso, uma programação bem feita faz com que o plano seja subdividido em planejamentos mais específicos para cada responsável, tendo como o objetivo a finalização da atividade a ele atribuída.

5)      Escolher os canais de divulgação

Existem inúmeras opções para divulgar o conteúdo de marketing no mundo virtual, sendo que cada veículo possui particularidades. Sendo assim, é necessário planejar em quais canais a empresa vai estar presente para que o conteúdo produzido seja compatível com eles.

A definição dos canais deve ser realizada com base no tema da empresa e nas preferências do público-alvo. Além disso, é necessário planejar o monitoramento de cada canal utilizado: se um deles não está gerando resultados, é melhor investir em outro.

6)      Mensurar os resultados

Nem toda ação de marketing digital funciona, sendo necessário aprender com os erros e melhorar as estratégias. Mas, para que isso seja possível, a empresa deve conseguir mensurar os resultados.

O processo de melhoria do marketing passa por quatro etapas cíclicas: o planejamento, a aplicação, o monitoramento e a ação. Dessa forma, elas sempre estarão ligadas e cada ciclo serve como base para melhorar o próximo.

O planejamento de marketing digital é uma ferramenta essencial em toda empresa que quer alavancar suas vendas e ganhar uma participação maior no mundo virtual. Assine nossa newsletter e descubra mais sobre essa e outras ferramentas para sua empresa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *