O marketing B2B diz respeito essencialmente às estratégias e campanhas que envolvem empresas e suas relações comerciais. Nesse segmento de marketing, os profissionais almejam atingir alguns pontos em especial. O primeiro deles é a aquisição de novos clientes corporativos. Para isso, as campanhas precisam ter foco direcionado e um público-alvo bem delimitado.

O segundo ponto enfatizado pelos profissionais de marketing B2B é garantir que seus atuais clientes estejam satisfeitos e sintam-se representados pela empresa com a qual se relacionam. Nesse sentido, o relacionamento em longo prazo exige cuidado e atenção cotidianos às demandas de cada cliente.

O terceiro ponto em evidência para empresas B2B é a garantia de visibilidade da marca, com uma imagem corporativa forte e impactante. Assim como na relação com os clientes, essa imagem se constrói ao longo do tempo – com base em campanhas bem elaboradas com objetivos claros. Com os principais pontos do marketing B2B delimitados, conheça a seguir as principais táticas e estratégias das empresas desse segmento.

Investimento nos meios digitais

Para traçar estratégias eficientes de marketing B2B, é preciso ter clareza sobre as diferenças fundamentais que envolvem esse segmento em oposição ao B2C. No marketing digital para as B2B, os produtos e serviços apresentam um ciclo de vendas mais complexo e longo. Muitas vezes, o nicho de mercado não está completamente estabelecido, pois justamente nessas brechas encontram-se as oportunidades.

Com uma quantidade de clientes menor em comparação às empresas B2C, o enfoque será muito mais essencial do que a quantidade de pessoas atingidas em uma campanha. Ou seja, o principal é afinar a mira e chegar ao público-alvo com segurança e soluções para os seus problemas. Os gestores que entram em contato com as B2B para articulação de compra ou contratação geralmente têm alto nível de instrução e acesso a propostas interessantes das concorrentes.

Para conquistar esse público tão refinado, que não se embasa na emoção para decidir, é preciso apresentar conteúdos aprofundados e que transmitam confiança. Partindo desse princípio, a linguagem e a abordagem do marketing B2B junto a esse público estão longe do ideal propagado por um segmento comum de vendas. Não serão palavras bem articuladas que vão convencer um executivo de alto nível a contratar a sua empresa, e, sim, os dados apresentados. Não é necessário explicar o básico a esse público, mas enfatizar os benefícios de seu produto ou serviço para cada negócio.

Estratégias bem-sucedidas

Agora que a abordagem para marketing B2B está mais clara, as estratégias utilizadas por empresas desse segmento podem ser melhor compreendidas.

O uso dos blogs corporativos está entre os principais investimentos em termos de marketing de conteúdo para as B2B. O tom com foco em conteúdo, e não em vendas, tende a chamar a atenção e manter o relacionamento em longo prazo com o público-alvo. Nesse sentido, os conteúdos devem ser aprofundados, atualizados constantemente e publicados com uma periodicidade bem definida.

Junto aos blogs corporativos, o desenvolvimento de conteúdos em vídeo tem se mostrado uma ótima estratégia para as B2B. Por meio do audiovisual é mais simples manter a atenção para o conteúdo, e cada vez mais executivos acessam plataformas em vídeo para obter novas informações. Além disso, os vídeos podem ser integrados ao blog para deixar o conteúdo mais dinâmico.

Confira outras possibilidades estratégicas bem-sucedidas de marketing B2B:

  • Coleta de dados online para delimitação de públicos
  • Envio de e-mail marketing para nutrição de Leads
  • Mapeamento de ações para qualificação de Leads
  • Automação de fluxos de informação e vendas
  • Adoção de sistemas integrados de gerenciamento de informações
  • Campanhas multicanais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *