Quem me acompanha por mais tempo sabe que deixei para trás uma carreira sólida, um trabalho fora do país e estabilidade financeira, para correr atrás do meu sonho. Portanto, quero falar um pouco mais sobre o que é o trabalho autônomo e quais são as principais vantagens dessa categoria.

Considero a questão importante porque o número de pessoas que deixaram o emprego tradicional e optaram por trabalhar sozinha aumenta apenas no Brasil. Então, entenda mais sobre o assunto e veja se esse é o caminho que você quer seguir.

No final, o que é trabalho autônomo?

Definir o que é trabalho autônomo é muito simples, pois trata-se de atividade exercida por profissionais que não possuem nenhum tipo de vínculo com uma empresa e que assumem os riscos de seu próprio negócio.

Esse tipo de ação não pode ter subordinação ou exclusividade na prestação de serviços.

Além disso, não requer qualquer tipo de certificação e permite que o trabalhador tenha autonomia para tomar todas as decisões relacionadas ao seu trabalho.

As vantagens do trabalho autônomo

Aprenda o que é trabalho autônomo

O crescimento do número de profissionais que optam pelo trabalho autônomo, bem como o número de empresas que utilizam essa modalidade, está relacionado a diversos fatores:

Vantagens para profissionais

É verdade que muitos profissionais recorreram ao trabalho autônomo como forma de superar a crise e encontrar novas oportunidades para garantir uma receita financeira. No entanto, o número de pessoas que adotam esse tipo de trabalho pensando na qualidade de vida também é grande.

Ao se tornar um profissional independente, é possível conciliar melhor a carreira com a família e até com o lazer. Outras vantagens resumem-se em fugir do trânsito das grandes cidades e poder trabalhar em horários e lugares alternativos, de acordo com a agenda pessoal.

É importante notar que, apesar de não ter as mesmas garantias de um profissional da CLT, ao organizar e ter controle financeiro, o autônomo pode até ganhar mais dinheiro do que alguém que é contratado por uma empresa.

COMO CRIAR UM PRODUTO DIGITAL

Veja como desenvolver um produto online, desde a escolha do nome até a definição do público, para ter sucesso com o seu negócio!

Insira seu email e receba o ebook:

Vantagens para empresas

Ao optar por trabalhadores autônomos para realizar atividades específicas, empresas de diferentes segmentos e portes conseguem economizar recursos. Isso ocorre porque as acusações são pequenas, assim como a burocracia.

Esse tipo de contratação é comum e vantajoso quando uma organização precisa de um profissional para uma atividade esporádica ou para um projeto com um certo tempo para acontecer. Em situações como essa, o trabalhador autônomo é a opção mais viável.

Você deixou de entender o que é o trabalho autônomo e por que é vantajoso? Então, se você está pensando em trabalhar por conta própria, aproveite a oportunidade para ver também três exemplos de trabalho autônomo para mudar sua profissão. Verifique!